Especializações Cuidados Paliativos / Cuidados Continuados Os Cuidados Paliativos são uma área de especialização no âmbito dos cuidados de saúde, que têm como principal objetivo o alÃvio dos sintomas fÃsicos, o apoio psicossocial e espiritual do doente e o apoio à famÃlia. Os cuidados paliativos são essenciais para promover a qualidade de vida do doente, a sua autonomia e dignidade, independentemente do tempo de vida.  Na Centrado no Idoso, os cuidados paliativos são programados e realizados após uma avaliação por uma equipa multidisciplinar, de saúde especializada nesta área. Em cada caso, são avaliadas as capacidades globais de cada paciente e as necessidades de suporte nas atividades de vida diária. Como os Diferenciamos: COMO FUNCIONAM OS CUIDADOS PALIATIVOS Nos cuidados paliativos prestados na Centrado no Idoso, trabalhamos em conjunto com o paciente, com a sua família e com os outros médicos que estão envolvidos nesses cuidados, na gestão de sintomas, expectativas e desejos do doente e dos seus familiares. Benefícios dos Cuidados Paliativos: 2. Resolução de Conflitos Éticos em Fim de Vida 3. Ajuda na Tomada de Decisões e na Planificação Antecipada de Cuidados QUANDO SÃO NECESSÁRIOS Ainda que associados a idosos e a pessoas com doenças terminais, os cuidados paliativos são necessários em várias patologias e em várias idades, das quais destacamos: BENEFÍCIOS DE UMA INTEGRAÇÃO ATEMPADA Enfrentar o quadro clínico em que o doente se encontra até ao final da sua vida, e todas as vulnerabilidades inerentes a esta tomada de consciência, tem consequências que vão muito além da sua componente física. Por forma a diminuir este impacto, é importante perceber que os cuidados paliativos não cuidam do doente apenas no momento próximo do fim. CENTRADO NO IDOSO - ALOJAMENTO GERIÁTRICO, LDA. ALOJAMENTO GERIÁTRICO CENTRADO NO IDOSO © 2024 
Na Centrado no Idoso, o nossos papel é ajudar os doentes e as famÃlias a compreender o que podem esperar da sua doença, dos tratamentos, dos sintomas e do prognóstico.
Â
Â
Â
Â
Â

Â
Â
Â
Â
Algumas doenças crónicas avançadas, que têm um prognóstico de vida limitado, vão gerar grandes nÃveis de sofrimento fÃsico, psicossocial e espiritual, pelo que exigem uma atenção muito especÃfica.
Os cuidados paliativos deverão ser integrados desde o inÃcio do diagnóstico e até o final da vida do doente por forma a promover o alÃvio do sofrimento e a dignidade da pessoa.
Â
Abordagem Paliativa: Quando o prognóstico vital se prevê superior a um ano;
Cuidados em Fim de Vida: Quando o diagnóstico previsto é de um ano ou inferior;
Cuidados Terminais: Referem-se aos cuidados no último mês, semanas, de vida.

Uma boa comunicação entre o doente e a equipa é fundamental neste tipo cuidados.
1. Controlo de Sintomas
Físicos: Servem para tratar e controlar os sintomas físicos que podem ser incómodos como dor, falta de ar, vómitos, fraqueza ou insónia, melhorando o bem-estar e permitindo uma melhor qualidade de vida;
Psicológicos: Cuidam dos sentimentos e de outros sintomas psicológicos negativos, como angústia, tristeza, depressão ou stresse, tanto do paciente como dos familiares;
Sociais: Oferecem apoio na gestão de conflitos ou obstáculos sociais, que podem prejudicar o cuidado, como falta de alguém para prestar os cuidados ou questões financeiras;
Espirituais: Reconhecer e apoiar relativamente a questões como oferecer auxílio religioso ou orientações relativamente ao sentido da vida e da morte.


É importante que os pacientes procurem uma consulta de cuidados paliativos logo que lhes seja diagnosticada uma doença grave, especialmente se o seu estado de saúde exigir o controlo dos sintomas ou apoio.
Devido à alteração na rotina do doente e da família, é aconselhável e benéfico a sua integração o mais precocemente possível, por forma a melhorar a prevenção e o alívio do sofrimento, promovendo a sua dignidade.
A integração precoce, vai facilitar também a planificação antecipada dos cuidados a prestar e a respetiva tomada de decisões, tanto a nível físico, como psicossocial, emocional e espiritual, permitindo uma melhor abordagem centrada no doente, na sua narrativa, desejos e preferências.
Licença de Funcionamento da Segurança Social nº 94/2015
Registo na Entidade Reguladora da Saúde E137396
RUA 1º DE DEZEMBRO Nº 9 - BAIRRO DA MILHARADA - 2670-536 LOURES
SEDE
AVENIDA DIOGO CÃO Nº 19-B - INFANTADO - 2670-327 LOURES
TELEFONE: 911 762 648 - 214 039 648
EMAIL: CENTRADONOIDOSO@GMAIL.COM POLÍTICA DE PRIVACIDADE